terça-feira, 9 de julho de 2013

Informações sobre nutrição infantil

Estamos na fase das primeiras comidinhas e ficou muito tenso para mim. A impressão que tenho é que se a gente não acertar agora, o resto da vida alimentar da neném vai ficar decidido. Exagero, eu sei. Mas que o desmame é uma fase difícil, ninguém nega.

Cada pediatra tem uma receita básica que passa para as mães. Uma amiga ficou horrorizada quando o dela recomendou dar papinha da Nestlé. Cheia de sódio e conservante e o médico recomenda!  Uma das pediatras da minha filha não quer que ela coma carne até o primeiro ano, eu discordo disse também.

No fim, tomamos as decisões baseados na nossa alimentação, numa conversar com uma nutricionista e pensando no melhor para ela. Primeira decisão: nada de açúcar, sal ou lactose no primeiro ano. Ela não tem alergia a nada mas não vamos expô-la à lactose no primeiro ano para não arriscar. Açúcar nem em sonho, não tem a menor necessidade. Ela vai começar com o caldinho da carne mas depois vai se graduar para comer carne mesmo. A gordura que vai comer vai ser uma colher de chá de azeite de oliva nas papinhas.

Iniciamos com frutinhas e suco no meio da manhã e da tarde, depois a papinha ao meio-dia. Quando ela pegar a papinha mesmo, comendo tudinho no prato e tiver acostumada com vários gostos, começaremos o jantar. E leite materno pela manhã e antes de dormir pelo menos até um ano.

Alguns blogs na internet me ajudaram. O Nutrição Infantil, da nutricionista Karine Durães, de São Paulo, tem muitas informações sobre o assunto. E o melhor é que ela sempre responde ao comentários tirando dúvidas dos leitores, não deixe de ler, é muito rico. São muitas das nossas próprias dúvidas.

As Delícias do Dudu além de informações traz receitas. Muitas, muitas receitas. Ele é da Thais Ventura, consultora em alimentação infantil e mãe do Dudu.

O Uol publicou outro dia receitas de papinhas para bebês feitas por duas chefs de cozinha. Adorei todas e estou esperando a Elisa se acostumar com os sabores para iniciar a incrementar. A de arroz de damasco parece uma delícia!

Nenhum comentário: