quinta-feira, 26 de março de 2015

Os blogs mudaram e há novas dicas por aí

Reacendida a chama da paixão deste blog, voltei a ler sobre o assunto. Este nasceu em 2007 e, de lá para cá, mudou muito. E o que mudou no mundo dos blogs? Li muitos textos como "20 dicas para divulgar blog" ou "39 blogging tips". Aqui faço uma compilação das dicas que mais vi e nossas experiências.

Muita atenção: achar interessante não significa que fazemos. Em sua maioria, nós ainda não fazemos...

01. Conteúdo que viaja só

Quando os blogs surgiram, a gente costumava olhar nossos preferidos TODO DIA. Hoje, parece que ninguém anda mais nessa. Assim, cada post é construído como um conteúdo que possa viajar sozinho. Ele será transmitido e trará as pessoas até você. Com sorte, elas passearão nos outros posts.

No Redário: Sempre fizemos posts independentes. Recém-instalamos a barra de compartilhamento que permite enviar o texto por e-mail, usar em outro espaço do Blogger, enviar para Twitter, Facebook, Pintrest ou Google + e também temos um botão de busca interna. Pessoalmente, eu costumo usar mais os marcadores que busca quando estou em outros blogs. Sobre esta dica, me reservo direito de ter dúvidas sobre a eficiência desses botões para a audiência.



02. Interatividade

Lembra de uma moda de quando surgiram os blogs? A interatividade? Continua mode on. O charme da blogosfera ainda é que seus leitores dizem o que pensam e você responde. 100 de 100 textos sobre o assunto afirmam: responda. Este texto tem algumas ideias bem legais para usar interatividade para divulgar seu blog como participar de outros blogs e convidar blogueiros para participar dos seus.

E, na continuação do ponto 01, use as redes socais para divulgar postagens. Aqui tem um gráfico legal do melhor horário para usá-las. Não precisa estar em todas as redes sociais, mas atue em todas que possuir.  Faça mais, informe às pessoas e empresas que elas foram citadas em seus textos.

No Redário: Temos divulgado o blog no Pintrest, Twitter, LinkedIn e Facebook. Facebook é disparado o campeão de audiências com LinkedIn em segundo. Quando divulguei o post sobre Turma da Mônica no Twitter, notifiquei o Sidney Gusman da MSP, que retuitou o link. Foram instantâneas 20 visitas no post. E é o nosso campeão de audiência até agora. O Pintrest em tempo algum jamais trouxe qualquer ser para cá, mas fica lindo.



03. Bom conteúdo

Essa dica é mais uma interpretação resumida de tudo que li. Um texto sobre blog de contabilidade (inglês), sugeria posts fixos com conteúdo que as pessoas possam procurar a qualquer hora, como tabelas ou informações de conceitos. Também li sobre "faça posts que interessam às pessoas" e não só sobre sua vida particular. Há várias dicas de assuntos.  Nesta lista (inglês), um dos profissionais sugere: comece escrevendo para você e siga com o que lhe der paixão, as pessoas notarão isso.

No Redário: Temos um post sobre exame de sexagem fetal em Fortaleza que tem muita visualização. Ele é campeão em trazer leitores pelo Google, creio que pelas informações de "utilidade pública". De resto, escrevemos única e exclusivamente sobre nossas paixões. Espero que esteja sendo um bom conteúdo.


04. Tecnologia

A) Imagens! 100 de cada 100 textos de dicas também dizem: use imagens. Use também vídeos, áudios e links (não retire os leitores do seu blog ao clicar neles, marque para "abrir em outra janela").
B) Plataforma adequada. Tem Blogger, Wordpress, Tumblr... O que mais se encaixa em seu propósito? Escolha um template funcional e com algum apelo visual, há templates disponíveis de graça.
C) Aproveite o que a tecnologia lhe oferece para lhe ajudar a escrever textos, editar imagens e gerenciar o blog, tenha ferramentas. Há apps para Android e para IOS.
D) Analisar a métrica. O Blogger nos diz que postagens são mais acessadas, de onde as pessoas vieram e até que plataforma usaram para acessar. Mas há inúmeras ferramentas que podem falar sobre acesso em tempo real.

No Redário: Estamos avaliando se ficamos no Blogger ou mudamos para Wordpress. Penso eu que este segundo tem uma cara mais "profissional" mas o Blogger estar ligado aos e-mails facilita muito. Dessa decisão depende a necessária mudança de template. Eu particularmente abuso do direito de usar prints de tela como imagem. Não temos nenhuma ferramenta mas (estrelinha para nós!) temos acompanhado e discutido as estatísticas.

05. Tempo

Sim, para escrever textos interessantes há que se ter tempo. Escolher imagens, vídeos e links, também. Pesquisar e escolher as melhores ferramentas? Tudo isso demanda tempo. E havemos de concordar, ninguém tem sobrando.Ter audiência significa se comprometer e dedicar tempo ao seu veículo.

No Redário: Nós estamos tentando encontrar o melhor jeito de nos dedicarmos. Como somos dois, o Redário tem atualizações semanais e revezadas. Nos comprometemos a um dia da semana e tem dado certo.  Lado ruim é que só trabalhamos a divulgação no dia da postagem. A decisão de ficar no Blogger ou mudar está sendo protelada. Na verdade, estamos precisando de uma boa e velha reunião de pauta.

E, só para deixar registrado, eu ignoro completamente as dicas que insistem em posts curtos, notaram?

Bom, estas foram as que mais me chamaram atenção e também algumas metas que tiramos para o Redário. Você tem dicas? Daquelas para quem não tem muito tempo? Estou louca por uma dessas, favor nos contar tudo!

3 comentários:

JuHits disse...

Tenho uma dica para você programar a divulgação e não ficar restrita apenas ao dia da postagem. Utiliza o Buffer. Com ele, você consegue agendar chamadas diferentes para as redes que quiser, assim como dias e horários!

Beijos!

Eugênia Cabral disse...

Ju, já achei (https://bufferapp.com/) e gostei muito desse aplicativo!!! E ele ainda pode ser para smartphone... Vou dar uma olhada no fim de semana! Obrigada!

Gabriel Pontes disse...

Como eu queria ser blogueiro Dona Eugênia rs...

Até me enganei algum tempo dizendo que não escrevia para que os outros lessem, mas sempre (mesmo que inconscientemente) pensei escrever algo que valha a pena ser ligo, e ignorado se assim acontecer.

De toda forma uso as mídias sociais para ganha acesso e tenho sucesso, mesmo que de forma não tão intensiva.

Acho que o que vale é escrever bem, e neste caminho vocês estão tranquilos.

Att,
Gabriel Pontes