quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Menino ou menina - Sexagem fetal em Fortaleza

(Esta é a republicação de um post em um extinto blog sobre maternidade em 12/06/2012. Atualizando, o Laboratório Clementino Fraga não faz mais esse exame em Fortaleza.)

Gravidez é uma época de ansiedades, várias. E uma das primeiras é descobrir o sexo do bebê. Principalmente se as mães estiverem doidas para começar a pensar no quarto, nas roupinhas... No ultrassom que faz a translucência nucal, feito de 11 a 14 semanas, os médicos já conseguem dizer com 70% de chances qual o sexo, mas certeza mesmo, eles só dão mais pra frente.

No meu caso, ainda tinha uma viagem familiar para os EUA e eu precisava fazer encomendas. Então, fiz o exame de sexagem fetal. Esse exame é feito pelo sangue da mãe. Como nós mulheres só temos cromossomos XX e os homens têm XY, o exame faz uma varredura no nosso sangue. Se aparecer algum cromossomo Y, é menino. Se não aparecer, menina! Se feito após a 8ª semana de gravidez, a taxa de acerto da Sexagem fetal é de 99%.

Caso a gravidez seja de gêmeos com placentas diferentes e aparecer Y, o exame só garante que um dos dois é menino e não os dois. Tirando isso, é a solução para quem quer gastar mais para saber. Afinal, o exame é particular. Lembre de pedir o recibo ao laboratório porque você pode descontar isso como despesa médica no seu imposto de renda.

Aqui em Fortaleza eu encontrei dois laboratórios apenas o LabPasteur:

LabPasteur - 85-30036063
R$451,00 (Em 2012, era R$237,00)
Sai em 6 dias úteis. Pede para fazer a partir da 11ª semana.
Faz o exame de segunda à sexta, até as 10 horas. Não precisa jejum.

Eu fiz no Pasteur (ansiedade, lembra?) porque saía mais rápido. O resultado pode pegar pela internet.

Nenhum comentário: