quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Para ler Antes e Depois de Ter filho

(Este texto é a republicação de um post de 03/07/2012 de um outro blog que tirei do ar).


A internet é um mundo de informações sobre todos os tipos de questões que envolvem bebês. Da tentativa de ter um filho ao melhor jeito de educá-lo, tem textos para todos os tipos e gostos. Mas eu amo mesmo um bom livro. E, aqui em casa, estamos criando uma verdadeira biblioteca "Criando Elisa". No fim de cada texto, tem link para encontrar os livros na Estante Virtual, um site de sebos. Todos também são facilmente achados em livrarias.


Nana Nenê - Robert Bucknam e Gary Ezzo
Este é o meu preferido em matéria de "pais de primeira viagem". Dados essenciais sobre alimentação e sono. Todos os livros que tratam de sono batem no ponto do bebê ter uma rotina fixa de alimentação de mais ou menos 3 em 3 horas (coisa que os pediatras odeiam mas eu fiz, recomendo e defendo - e minha filha esteve sempre acima do peso). Este ganhou pontos muito por ser exequível e direcionado para o casal e não só para a mãe. No primeiro mês da minha bebê, ele ficava na minha cabeceira direto. E a Elisa dorme a noite inteira desde o segundo mês. Ele está por R$ 34,90 na Cultura ou nos sebos.

Os Segredos de uma Encantadora de Bebês - Tracy Hogg
Foi o primeiro que me foi recomendado e talvez por isso eu tenha ido com muita sede ao pote. O livro tem realmente várias dicas importantes. Ela também tem um método parecido com o do Nana Nenê. Só que eu achei que tem um tom machista: é só para as mães. Também faz tudo parecer muito fácil, quando na realidade é bem mais complicado. Corre o risco de você se sentir incapaz por não conseguir fazer o que ela diz. Acho que não fui com a cara dela talvez. Mas confira você mesmo porque a mulher é adorada por várias pessoas que conheço. Na Cultura está por R$ 63,00, mas fica por 30 e pouco nos sebos.

Criando Meninas - Gisela Preuschoff
O livro tem essa capa rosa brega aqui do lado e afasta todos os potenciais leitores. Eu NUNCA teria comprado algo com esse ar de "meninas usam rosa". Mais eis que meu chefe me deu de presente e foi uma excelente surpresa. Faz um apanhado de várias questões da educação de uma menina começando pelo ponto "que características uma mulher admirável tem para você?". Sexualidade, educação e as diferenças de aprendizado entre os meninos e as meninas, como instigar mais as meninas em campos onde elas em geral  não são naturalmente aptas (como geomentria espacial e afins), literatura e quais heroínas podem transmitir bons valores e brinquedos, inclusive como lidar com a Barbie. Não aprofunda muito os tópicos, até porque a autora preferiu dar conta de muita coisa de forma geral. Mas vale a pena. Livro novo custa R$ 39,70, mas os usados estão bem mais em conta aqui.

Pekip - Estimular bebês brincando - Anne Pulkkinen
Nossa professora de yoga Baby recomendou este le ele está em cima do tapetinho da minha filha até agora. Todo dia que a gente brinca no tapete eu faço pelo menos três exercícios. O método PEKIP - Programa de Pais e Filhos de Praga desenvolveu várias brincadeiras que estimulam o desenvolvimento motor, social e emocional dos bebês. Sem contar o fortalecimento do vínculo entre os pais e os pequeninos. Além de trazer exercícios por faixa etárias (de três em três meses), ainda tem sugestões de brinquedos que os próprios pais podem fazer e quais são realmente necessários de se comprar (poucos, são poucos mesmo). Vale os R$ 34,00 do novo, até porque tem usado mas é raro.

Fadas no Divã - Mario Corso e Diana Lichtenstein Corso
Este último não é essencial e é caro. Este casal de psicanalistas analisou as principais histórias de contos de fada, e não só essas como também as atuais, e esmiuçou tudo para pessoas que não entendem nada de psicanálise. Que mensagens elas trazem e o que representam no desenvolvimento das crianças. Ursinho Puff, Turma da Mônica e até o Harry Potter estão lá. O livro também fala sobre o hábito dos pais contarem histórias aos filhos e sua importância. É um texto primoroso que você pode ler em ordem ou ir saltando para os capítulos que lhe interessam. Ler por prazer. Carinho mesmo, custa R$ 88,00 mas dá para fuçar em busca de um que seja um pouco mais barato.

Eduque com Carinho - Equilíbrio entre Amor e Limites - Lídia Weber (Adicionado em 19/02/15)
Foi uma indicação da minha prima psicóloga e é perfeito para quem quer dar limites mas opta por não usar punição física. Longe de ser o pai "pode tudo porque não vou dar palmada no bichinho", os Princípios da Educação Positiva defendem que os limites na educação deve ser na mesma proporção do amor que a criança recebe: abundantes e constantes. Tem um livro para o adulto e outro para a criança já em fase de leitura. Eram as palavras que eu precisava para perseverar no caminho do "diga não a seu filho", porque esse caminho é atribulado... Custa R$49,90 o novo, os usados não estão tão mais baratos.


Eis minha lista até agora. Estou sempre aberta a sugestões.

Nenhum comentário: