As hashtags acima são alguns dos termos usados pelos fãs da série "Once Upon a Time" (ABC). Ela estreou em 2011 pelas mesmas mãos que criaram "Lost": Adam Horowitz e Edward Kitsis. A quarta temporada está com audiência 13% maior que a terceira e mantem o show entre os 10 programas mais assistido nos EUA. A história segue Emma Swann, uma caçadora de recompensas levada à cidade Storybrook onde descobre que é filha da Branca de Neve e do Príncipe Charmoso e que os contos de fadas são reais. É isso mesmo.
Nas redes socais, os espectadores se identificam de acordo com seu personagem preferido. Quem gosta mais de Emma, interpretada por Jennifer Morrison (House) é um #uglyducking. Branca de Neve de Ginnifer Goodwin (Big Love) tem os #Fairests e o Príncipe de Josh Dallas (Thor), os #Charmers. A Rainha Má Regina de Lana Parrilla (que esteve na 4ª temporada de 24 Horas) tem os #EvilRegals. E todos são os #Oncers.
Como em toda série, os vários casais também têm seus seguidores. Os "shippers" (torcedores do casal) podem ser #Rumbelles ou #Snowing. Shippers de casais envolvidos em triângulos amorosos brigam horrores online. Emma fica entre #Swanfire e #CaptainSwan. Alguns fãs começaram a torcer por um casal gay dela com Regina, o #SwanQueen. Os criadores negam que o casal exista na série mas ficam jogando um monte de cenas de duplo significado entre as duas (isso é fan service, colocar algo na história só para deixar os espectadores felizes).
O elenco usa as hashtags para quase todo post que coloca: fotos de bastidores, teasers de próximas cenas, pedaços do roteiro. Semanalmente um deles tuita ao vivo (livetweeting) durante a exibição do episódio. Em alguns dias, dois ou três atores se reúnem para assistir aos episódios e fazer o livetweeting juntos. A prática é barata, simpática e traz um retorno afetivo enorme para os seguidores.
Adam Horowitz instituiu um concurso semanal de arte sobre a série (e outra hashtag). É a #OnceFanArtFriday. As pessoas postam desenhos sobre a série e ele e os roteiristas escolhem o melhor da semana. O prêmio? Ter seu desenho tuitado por Adam como "vencedor da Semana" na sexta-feira.
Cada temporada tem 2 temas e cada um traz novos personagens e histórias e... hashtags. Com o tema Peter Pan foi #Neverland. Com Mágico de Oz foi #Wicked. A primeira metade da atual temporada teve Elsa e Anna, então #OnceIsFrozen. Os episódios de março começam com Úrsula, Cruela e Malévola como as #QueensOfDarkness. O canal ABC tem outros sucessos de TV e Twitter como os de Shonda Rhimes (#shondaland), Grey's Anatomy e Scandal. Seus mais populares programas tem sido chamados de "must-tweeting" (é obrigatório tuitar sobre eles).
A partir de 01 de março, entre no Twitter, domingo às 21h e coloque na busca #OnceUponaTime. Durante a semana, coloque na busca do Google para descobrir quantos sites especializados repercutiram e leia os comentários dos textos, nos quais os fãs que iniciaram os debates nas redes sociais voltam a discutir cada detalhe. O conjunto da obra é o buzz. Provavelmente, você vai descobrir muito barulho sobre #OnceUponaTime.
2 comentários:
Acho fantástico esse tipo de interação, mas por outro lado fico imaginando como o Diretor lida com a reação dos fãs, se esse processo acaba se tornando mais fácil para a produção e desenvolvimento da série ou se na verdade dificulta.
Vejo como se fosse criar um texto e saísse contando pedaços dando a oportunidade de opinar. Na verdade acredito ser uma estratégia muito corajosa!
Muito bom o texto!
Gabriel Pontes
www.gabrielpontes.com
Oi, Gabriel, eu também tenho meus problemas com fan service. Recentemente, os fãs de Vampire Diaries cismaram que queriam um beijo de um casal na chuva. O casal estava separado na história e os roteiristas criaram um flashback para ter o tal beijo. Na novela Duas Caras aqui no Brasil, o vilão precisou ser completamente redimido "porque o público queria". Acho que depende da força dos criadores. Há séries que terminaram odiadas pelos fãs mas dentro do que os criadores planejaram mesmo, como How I Met Your Mother. Obrigada pela leitura e comentários!
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