quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

#Oncers #uglyduckings #EvilRegals #CaptainSwan #QueensOfDarkness

As hashtags acima são alguns dos termos usados pelos fãs da série "Once Upon a Time" (ABC). Ela estreou em 2011 pelas mesmas mãos que criaram "Lost": Adam Horowitz e Edward Kitsis. A quarta temporada está com audiência 13% maior que a terceira e mantem o show entre os 10 programas mais assistido nos EUA. A história segue Emma Swann, uma caçadora de recompensas levada à cidade Storybrook onde descobre que é filha da Branca de Neve e do Príncipe Charmoso e que os contos de fadas são reais. É isso mesmo.

Nas redes socais, os espectadores se identificam de acordo com seu personagem preferido. Quem gosta mais de Emma, interpretada por Jennifer Morrison (House) é um #uglyducking. Branca de Neve de Ginnifer Goodwin (Big Love) tem os #Fairests e o Príncipe de Josh Dallas (Thor), os #Charmers. A Rainha Má Regina de Lana Parrilla (que esteve na 4ª temporada de 24 Horas) tem os #EvilRegals. E todos são os #Oncers. 
Como em toda série, os vários casais também têm seus seguidores. Os "shippers" (torcedores do casal) podem ser #Rumbelles ou #Snowing. Shippers de casais envolvidos em triângulos amorosos brigam horrores online. Emma fica entre #Swanfire e #CaptainSwan. Alguns fãs começaram a torcer por um casal gay dela com Regina, o #SwanQueen. Os criadores negam que o casal exista na série mas ficam jogando um monte de cenas de duplo significado entre as duas (isso é fan service, colocar algo na história só para deixar os espectadores felizes). 

O elenco usa as hashtags para quase todo post que coloca: fotos de bastidores, teasers de próximas cenas, pedaços do roteiro. Semanalmente um deles tuita ao vivo (livetweeting) durante a exibição do episódio. Em alguns dias, dois ou três atores se reúnem para assistir aos episódios e fazer o livetweeting juntos. A prática é barata, simpática e traz um retorno afetivo enorme para os seguidores.  

Adam Horowitz instituiu um concurso semanal de arte sobre a série (e outra hashtag). É a #OnceFanArtFriday. As pessoas postam desenhos sobre a série e ele e os roteiristas escolhem o melhor da semana. O prêmio? Ter seu desenho tuitado por Adam como "vencedor da Semana" na sexta-feira. 

Cada temporada tem 2 temas e cada um traz novos personagens e histórias e... hashtags. Com o tema Peter Pan foi #Neverland. Com Mágico de Oz foi #Wicked. A primeira metade da atual temporada teve Elsa e Anna, então #OnceIsFrozen. Os episódios de março começam com Úrsula, Cruela e Malévola como as #QueensOfDarkness. O canal ABC tem outros sucessos de TV e Twitter como os de Shonda Rhimes (#shondaland), Grey's Anatomy e Scandal. Seus mais populares programas tem sido chamados de "must-tweeting" (é obrigatório tuitar sobre eles).


A partir de 01 de março, entre no Twitter, domingo às 21h e coloque na busca #OnceUponaTime. Durante a semana, coloque na busca do Google para descobrir quantos sites especializados repercutiram  e leia os comentários dos textos, nos quais os fãs que iniciaram os debates nas redes sociais voltam a discutir cada detalhe. O conjunto da obra é o buzz. Provavelmente, você vai descobrir muito barulho sobre #OnceUponaTime.

2 comentários:

Gabriel Pontes disse...

Acho fantástico esse tipo de interação, mas por outro lado fico imaginando como o Diretor lida com a reação dos fãs, se esse processo acaba se tornando mais fácil para a produção e desenvolvimento da série ou se na verdade dificulta.

Vejo como se fosse criar um texto e saísse contando pedaços dando a oportunidade de opinar. Na verdade acredito ser uma estratégia muito corajosa!

Muito bom o texto!

Gabriel Pontes
www.gabrielpontes.com

Eugênia Cabral disse...

Oi, Gabriel, eu também tenho meus problemas com fan service. Recentemente, os fãs de Vampire Diaries cismaram que queriam um beijo de um casal na chuva. O casal estava separado na história e os roteiristas criaram um flashback para ter o tal beijo. Na novela Duas Caras aqui no Brasil, o vilão precisou ser completamente redimido "porque o público queria". Acho que depende da força dos criadores. Há séries que terminaram odiadas pelos fãs mas dentro do que os criadores planejaram mesmo, como How I Met Your Mother. Obrigada pela leitura e comentários!