terça-feira, 6 de outubro de 2009

TV Brasil - quase

Estamos fazendo uma pesquisa profunda sobre televisão portuguesa. Aqui são 4 canais: RTP, RTP 2, SIC e outra que não lembro. Passam muitas novelas brasileiras, Viver a Vida começou ontem, Caminho das Índias termina nesta sexta, Paraíso ainda está na época que que o Zeca não andava, Chamas da Vida ainda está na época que o personagem do Dado Dolabella estava vivo e Bela, a Feia acabou de começar. Ah, também tem Poder Paralelo.

Fora as novelas brasileiras eles têm uma Malhação deles, chama-se "Morangos com Açúcar". Novelinha adolescentes que tem várias temporadas e é bem High School Musical, toda hora tem um dançando ou cantando. E é muito, muito besta.

De filmes, são bem norte-americanos mesmo. O jornalismo daqui é muito diferente, eles não usam lide, nem explicam o assunto para quem não pegou a história do começo. Já vão direto no acontecimento atual e quem quiser saber mais, que pergunte.

Agora, quando o Paulo recebe avisos como o da Juliana B sobre o Caldeirão, a gente se salva é pela internet mesmo. Ele assistiu ao Lar Doce Lar e eu vi o capítulo final de Paraíso através do computador. Também acompanhamos as notícias sobre as Olimpíadas pelo You Tube. Qualquer coisa vale para se manter a par do que acontece no Brasil, afinal em matéria de novela n+os somos realmente produto de exportação.

4 comentários:

Eleni disse...

Mas tem novela produzida por portugueses, não tem?
Achei interessante eles não se restringirem aos produtos da Globo. Bom para os atores e atrizes, de forma geral.
Beijos.

Paulo Pinheiro disse...

Tem sim. Tem uma novela aqui chamada Sentimentos. Um dramalhão! heheh. O interessante é que o português deles é tão próximo do nosso que as novelas não são dubladas. Mantem-se tudo, inclusive, a trilha sonora.

D. disse...

Não consigo imaginar jornalismo sem o lide!!! "Valha-me"!!! Vcs devem ter tomado um susto qdo foram ler o jornal!!! ;)

Eleni disse...

Como não sou jornalista, estou voando. O que é mesmo "lide"? E a tal lei passou...