quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Porque futebol é sempre futebol...


Como já dito, o irmão do Paulo, Maikon, está em terras lusitanas. Juntando a esse fato a prova de CMEO que temos no sábado este blog ficou meio abandonado. Mas eu dei uma parada para escrever sobre a nossa primeira experiência futebolística em Portugal. Depois vou ler "The Fall and Rise of Strategic Planning".

Desde que cheguei me debato com o problema de não ter time (aqui chamam equipa) para torcer. Aqui tem três grandes times: Porto, Benfica e Sporting. Pelos jogos a que assisti na televisão eu até torceria Porto, mas como moro em Lisboa não achei correto. Devo escolher entre Benfica e Sporting. Mas não sei como. Já pedi opinião a vários amigos portugueses. É assunto polêmico. Os times são enormes rivais, para os cearenses, é assim algo como os times Ceará x Fortaleza, ou eu diria o maior exemplo de rivalidade de torcidas brasileiras: Mancha Verde x Gaviões da Fiel. Entenderam o clima? Deixei para tomar a decisão quando assistisse a um jogo entre os dois.

O Maikon queria conhecer o Estádio da Luz, descobrimos que a visita custava 10 euros mas haveria um jogo do Benfica no domingo cuja entrada custava 15. Ele amou a idéia de assistir ao jogo e lá fomos nós, eu, Paulo, Fernando e Maikon assistir ao nosso primeiro jogo de estádio em Lisboa. Para quem já foi ao PV e ao Castelão como eu, pode-se dizer que há um choque cultural sério.

Benfica contra Nacional (um time da Ilha da Madeira) pela Taça da Liga, o que seria nossa Copa do Brasil. O Estádio da Luz é lindo! Lindo! Não venderam ingressos para arquibancada e nós ficamos nas cadeiras que são numeradas e a gente fica perto do campo o bastante para ver o rosto dos jogadores. Com 15 minutos de jogo o Fernando perguntou: "O time que vai jogar contra o Benfica chega quando?". Pois é, o Benfica chegou a ter 72% de posse de bola no primeiro tempo. Tirando o goleiro (aqui guarda-redes) que sempre saiu muito bem, os outros jogadores do Nacional não estavam muito empolgados pra jogar. Ao que o Maikon gritava: "Tá cansado? Então pede para sair ora!". É, a gente se empolgou.

A cultura do torcedor é realmente universal. Os mesmos 'juiz filha da puta" que eu escuto no meu Castelão ecoaram na Luz. E o Paulo ainda foi treinado pelo irmão com várias expressões a serem ditas. Mas descobri uns comentários legais. Um homem indignado gritou: "És um palhaço, pá!" (eu achei tão educadinho). E um outro, estressadíssimo, disse pro juiz: "quando tu chegas em casa tua mulher te dá nos couros!". Realmente, o juiz  não estava muito querido. O jogo em si estava meio parado. Aí o Nuno Gomes entrou, e no segundo minuto em campo, como bom jogador que tem moral no time, deu um passe ao Saviolla e este fez o único gol da partida. Eita, eu gostei desse cabra!

Muitas crianças e mulheres assistindo. Os torcedores usavam cachecóis do time igual aos alunos de Hogwarts (desculpe, Harry Potter é minha única referência de torcedores estrangeiros). Só houve uma confusão no meio da torcida (pelo menos perto da gente) e chegaram uns 10 policiais na hora. Era uma briga por lugares. Fora isso: super tranquilo. Eu circulei pelos corredores por todo o intervalo e não escutei nenhuma grosseria. E um homem pediu uma mulher em casamento (o Paulo acha que na verdade ela ficou com ódio dele, mas aceitou já que estavam mostrando na tela). Adorei a saída.

Agora me falta assistir a um jogo do Sporting para tomar minha decisão. Vou esperar um no Alvalade para ficar conhecendo os dois principais estádios de Lisboa. Enquanto isso, o Ceará se prepara para a primeira divisão e o São Paulo goleia na Copa São Paulo. Eu tô bem de time. Opa, de equipa!

Um comentário:

Eleni disse...

Realmente Gena, tem que ter um time para torcer aí... Será mais uma fonte de motivação.
O campeonato cearense começou com o Fortaleza perdendo de 3 a 2 para o Limoeiro, acreditam? Hoje é a estréia do Ceará contra o Horizonte. Vamos torcer...
Este estádio é muito lindo... Mas os nossos estão em reforma, vão ficar bonitos também. Talvez, não tanto, mas... vão melhorar!
Beijos.